Bodegas Riglos em noite de degustação
Evento com a presença de Rafael Calderón, sócio e manager export de Bodega Riglos, em noite de degustação na Enoteca Decanter Santos-SP
DEGUSTAÇÕES 01-08-2011
Na noite de 20 de julho de 2011, enoamigos.com participou da apresentação dos vinhos argentinos da Bodega Riglos.
Noite especial, com degustação conduzida por Rafael Calderón, sócio e manager export da Riglos.
alguns confrades da confraria dos 12
Rafael Calderón, que foi diretor da Bodegas Salentien, com toda sua experiência de 20 anos no mercado vinícola, nos apresentou toda a logística de produção dos notáveis vinhos da novíssima RIGLOS.
A Riglos está localizada em Tupungato, Alto Valle de Uco, Mendoza, Argentina. É uma Finca exclusiva com uvas altíssima categoria resultando nos vinhos de alta categoria também. A mais de 1.200 m de altura, aos pés da Cordilheira de Los Andes, seus viticultores trabalham na busca de um mesmo sonho: " o poder de oferecer vinhos argentinos que lhes dão muito orgulho". Rafael Calderón explica que é impossível fazer vinhos extraordinários se não se têm UVAS extraordinárias. Diz ainda que seus vinhedos são tratados como "reis" e as uvas como "DIVAS". Que aceitam seus caprichos, que as mimam e cuidam delas com o melhor tratamento possível para as colherem em sua máxima expressão.
início de palestra é sempre muito sério
Após a explanação inicicou-se a degustação dos três vinhos:
Riglos Gran Malbec 2007
Cor intensa rubi, no nariz é bastante vivaz exalando muita fruta vermelha madura, especiarías e um toque queimado com tabaco, fumo. Na boca um vinho encorpado, elegantemente volumoso, com taninos presentes e agradáveis, pode ainda evoluir para a elegância.
Guarda de 10 anos - vinho com 90 pontos por "Stephen Tanzer" e 4* estrelas em 5* Decanter Magazine.
Riglos Gran Cabernet Sauvignon 2008
Cor intensa rubi com toque violáceos, o nariz é farto com o cassis imediato, especiarías, certa mineralidade, tostados, bem complexo. Vinho que pede um decanter de pelo menos 30 minutos por sua potência. Na boca uma inegração de todos os elementos, acidez, tanino, uva, finalizando um corpo perfeito e de longa duração.
Guarda de 10 anos - vinho com 91 pontos no "Descorchados" e "Stephen Tanzer.
Riglos Gran Corte 2007
Com 80% de Malbec, 15% de Cabernet Sauvignon e 5% de Cabernet Franc, este vinho tem corrubi intensa. O nariz revela frutas negras bem maduras como cassis, amora, um toque de figo ramy, especiarias, bem complexo. Na boca é rico, potente, equilibrado e bastante persistente.
Guarda de 15 anos - vinho com 92 pontos no "Descorchados" e "Stephen Tanzer".
as enoamigas: Denise, eu, MArgareth, Carla, Catarina e Carol, de costas
A degustação foi seguida de jantar especialmente preparado pelo chef Ricardo Freitas.
- Capeletti in Brodo
- Picanha rôti ao alho e purê de batata baroa
Dentre todos os participantes dessa noite agradável, após eleição, o vinho mais votado foi o Riglos Gran Cabernet Sauvignon 2008, principalmente pelo custo prazer.
enoamigos confrades da confraria dos 12
Até a próxima taça!!!