Santé! Situada no coração do Vale do Maipo, a Bodega Baron Philippe de Rothschild Chile é uma instalação de última geração a qual combina a mais alta tecnologia com toda a tradição de Bordeaux, na França, à serviço de sua qualidade invejável mundo a fora.
Escudo Rojo é o digno herdeiro do Barão Philippe de Rothschild no Chile. É verdadeiramente o fruto do encontro entre os terroirs chilenos e o know-how, a maestria dos Baron Philippe de Rothschild.
Iniciada em 1997 a Bodega Escudo Rojo é a tradução do alemão "Rote Schild" que significa "Brasão Vermelho". Ao nomear o primeiro vinho da bodega chilena Escudo Rojo, fez-se homenagem à Baronesa Philippine de Rothschild, falecida em 2014. A Baronesa foi seduzida pelo potencial do terroir chileno para produção de vinhos da mais alta gama, os quais atenderiam às demandas da sua marca francesa, reconhecida mundialmente. Vinhos com alta qualidade, e com identidade do terroir chileno. Deu-se o início da família Rothschild no Chile.
Os vinhos são elaborados, maturados e engarrafados sob a supervisão pessoal do enólogo francês Emmanuel Riffaud e equipe, dentre eles o enólogo chileno Gonzalo Castro. Juntos comandam o controle laboratorial e monitoramento dos vinhedos, parcela a parcela, estabelecidos em 60 hectáres de diversas regiões.
Destaco também que a identidade dos Rothschild está nos rótulos Almaviva numa joint venture com a grande Concha y Toro.
Em verdade foi no ano de 1996 que a baronesa se enamorou do Chile e começou a procura do melhor local para sua empreitada.
A World Wine Importadora traz diversos rótulos Escudo Rojo, os quais são muito apreciados e já conhecidos no Brasil. Enalteço os rótulos tintos de Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah, Cabernet Franc, Petit Verdot. São varietais e blends elaborados com todo o primor.
Indico dois rótulos brancos do Vale Casablanca, que são elementares para o nosso clima, em especial agora no verão. Um Sauvignon Blanc, cuja uva tem origem em Bordeaux, e raramente amadurece em carvalho. Seus vinhos são frescos, aromáticos e por vezes picantes, de alta acidez. Ainda um Chardonnay, uva originária da Borgonha, que vai muito bem quando estagia em madeira, e resulta em vinhos com aromas amanteigados e frutas cítricas e também as frutas secas e maduras.
Aprecie as dicas com moderação, e não esqueça: a cada taça de vinho duas taças de água. Afinal além de estarmos em pleno Carnaval, é importante hidratar-se!
Até a próxima taça!
PROVEI E INDICO
Escudo Rojo Reserva Sauvignon Blanc 2021, V. Casablanca, CL
(Baron Philippe de Rothschild/CL)
91James Suckling – 91Descorchados
Uva: Sauvignon Blanc (12,5º GL)
Cor: amarelo palha brilhante
Nariz: limão, maracujá, goiaba, aspargos, ervas, vegetais
Boca: seco, acidez alta e equilibrada, corpo médio, sápido, mineral, final longo
Harmoniza com a culinária oriental, peixes com molhos cítricos, pratos apimentados, frutos do mar
R$ 189,00 www.worldwine.com.br e lojas de vinhos
PROVEI E INDICO
Escudo Rojo Reserva Chardonnay 2020, V. Casablanca, CL
(Baron Philippe de Rothschild/CL)
92James Suckling – 90Descorchados
Uva: Chardonnay (50% do vinho estagiou 6 meses em carvalho)
Cor: amarelo brilhante (14º GL)
Nariz: cítrico, floral, frutas secas, avelã, especiarias, tostados
Boca: seco, fresco, corpo médio, cremoso, notas: manteiga e amêndoas, algo defumado, complexo e longo
Harmoniza com bacalhau, vitela, carne suína, peixes assados, frutos do mar, ostras, quiches, pratos defumados
R$ 141,75 na www.worldwine.com.br e lojas de vinhos