Santé! Jean Claude Mas é o enólogoe o proprietário do Domaine Paul Mas, fundado em 2000. Ética, ecologia e sustentabilidade envolvem a empresa que hoje reúne 15 propriedades na região de Languedoc, sul da França, desde Roussillon, no extremo oeste, até Nîmes, perto do rio Rhône,no leste. Dos vinhedos da família, 60% têm certificação Agriculture Biologique, e 80% são certificados Terra Vitis e cultivados organicamente. Ainda, com a máxima intenção de ser 100% orgânico dentro de alguns anos.
Não à toa, acaba de ser eleita a ‘Vinícola Europeia do Ano’ pela Wine Enthusiast Magazine, uma das publicações mais respeitadas no mundo, que há mais de duas décadas elege, anualmente, profissionais que contribuem para o sucesso, desenvolvimento e inovação da indústria do vinho.
De acordo com a publicação americana, Jean Claude Mas reinventou as tradições vitícolas do Languedoc, respeitando acima de tudo a terra e preservando o seu futuro.
“Temos nossas próprias regras quando se trata de vinificação sustentável e estabelecemos vários processos quando o tema é trabalho de forma ética e ecológica, com uma abordagem 360º. Estabelecemos um novo modelo em vinificação na França e estamos orgulhosos e gratos pelo reconhecimento”, comemora Jean Claude Mas.
A vinícola é reconhecida em todo o mundo e suas mais de 20 marcas resultam de uma produção anual de cerca de 22 milhõesde garrafas distribuídas para 71 países.
“Basicamente,o maior desafio é produzir 20 milhões com a mesma atenção de quando comecei com 10.000 garrafas”, explica Mas. Alta qualidade e estilo marcam o portfólio, que vai do alegre Arrogant Frog e o excelente custo-benefício Côté Mas, a vinhos de altíssima gama como Château Laurigae Château Crès Ricards. Vinhos trazidos ao Brasil pela Decanter, que importa também outros rótulos: Paul Mas La Forge, Mas de Mas Minervois, Château Clos De Mûres, Claude Val, Mas de Mas Terrasses du Larzace Mas Des Mas Picpoul De Pinet.
Arrogant Frog é, sem dúvida, a marca mais conhecida dessa empresa. Jean-Claude Mas demonstrou que com criatividade, know-how e humor os vinhos do Languedoc poderiam brilharem todo o mundo. Assim criou um vinho cujo rótulo estampa a imagem de um sapo simpático, menos esnobe, que chega até a zombar da auto confiança francesa. Deu certo! É uma história de sucesso, com mais de 5 milhões de garrafas vendidas em mais de 40 países.
Indico a seguir três rótulos fantásticos do Domaine Paul Mas, uma sugestão para o jantar e o almoço de Natal em família, que se aproxima.
Aproveite as dicas e até a próxima taça!