Santé! Certamente você já ouviu falar do vinho Mouton Rothschild, o Premier Grand Cru Classé de Pauillac, no Médoc, Bordeaux, Fr. O Mouton é a grande criação do Baron Philippe de Rothschild, proprietário do Château. É um dos mais cobiçados vinhos do planeta.
O Mouton Rothschild é um tinto elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. A proporção de cada uva é definida a cada safra, sempre com ênfase para a Cabernet Sauvignon. Afinal estamos na margem esquerda do rio Gironde, onde a Cabernet Sauvignon é destaque. O Château Mouton Rothschild conquistou a classificação de Premier Grand Cru Classé pelas mãos de Jacques Chirac (então Ministro da Agricultura), em 1973, após inesgotável luta do Barão Philippe para que seu vinho ascendesse esse posto, visto que na Classificação de 1855 ficou com o título de Deuxième (segundo) Gran Cru Classé. O fato foi celebrado com a pintura de Picasso "Bacchanale”, no rótulo. Celebrado ainda com a alteração no slogan do vinho para "Eu sou primeiro, eu fui segundo, Mouton nunca muda". Vale destacar que além da absoluta qualidade do vinho o Barão Philippe inovou o marketing, uma vez que reuniu os mais famosos artistas para assinarem seus rótulos a cada safra, como: Cocteau, Braque, Dalí, Henry Moore, Miró, Chagall, Kandinski, Picasso, Andy Warhol, Francis Bacon, Balthus, Tàpies e até o Príncipe Charles da Inglaterra. Em contrapartida muitos artistas tiveram reconhecimento mundial depois de ilustrarem o rótulo do Mouton.
Indiscutivelmente esse vinho sublime, potente, elegante e de longevidade infinita tornou-se algo inatingível. Pude provar algumas safras quando, em 2006, visitei o Château, foi realmente inesquecível! E para esta pauta eu fiz uma pesquisa básica na internet e pasmem: a garrafa do Mouton Rothschild 2008, por exemplo, tem valor oscilante entre 8 e 17 mil reais em sites de venda de bebidas.
E, talvez, por isso mesmo, a família Rothschild iniciou, já em 1930, a elaboração do Mouton Cadet, um vinho mais popular, ao alcance de muitos e hoje um ícone do vinho francês, o Bordeaux número 1 em vendas no mundo. Um vinho que nasceu para democratizar o consumo e possibilitar a descoberta dos grandes terroirs de Bordeaux, o Cadet, que significa caçula em português.
O diferencial dos vinhos Mouton Cadet está no precioso savoir-faire, expertise da família Rothschild, na arte do assemblage (mistura de uvas), no controle do processo da uva à taça e na responsabilidade social e do meio ambiente. São vinhos elegantes e de forte personalidade, que traduzem fielmente a região de Bordeaux.
A Importadora La Pastina é a representante oficial dos Mouton Cadet e recentemente, eu provei dois lançamentos de safras da linha Classic, confirmando a excelência da marca que dispensa apresentações. No portfólio tem também a linha Réserve, com vinhos mais complexos como Mouton Cadet Pauillac, Saint-Émilion, Médoc e Sauternes.
Acompanhe minhas impressões e até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br
PROVEI E INDICO
P. de Rothschild - Mouton Cadet Rosé 2019, Bordeaux, FR
Uva: 75% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon
Cor: salmão claro brilhante (13° GL)
Nariz: morango, framboesa, groselha e rosa vermelha
Boca: seco, frutado, corpo e taninos leves, sedoso e elegante
R$ 168,00 no site www.lapastina.com ou televendas: 11 976365237
P. de Rothschild - Mouton Cadet Rouge 2017, Bordeaux, FR
(Amadurecimento breve em carvalho francês)
Uva: 86% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon, 4% Cabernet Franc
Cor: rubi brilhante com reflexos violáceos (13° GL)
Nariz: ameixa, amora e mirtilo maduros, especiarias, madeira e toque caramelo
Boca: seco, médio corpo, com taninos poderosos, retrogosto persistente
R$ 168,00 no site www.lapastina.com ou televendas: 11 976365237