Santé! Os vinhos portugueses estão sempre em alta, e agora ainda mais. Segundo a Ideal Consulting (empresa brasileira auditora de importação e inteligência do mercado de bebidas e alimentos), Portugal vem se consolidando em 2° lugar no ranking de vinhos importados pelo Brasil, perde apenas para o Chile. E por conta da pandemia do coronavírus e do #fiqueemcasa, os apreciadores de vinhos adaptaram seus hábitos de consumo. Diante de bares e restaurantes fechados, alguns seguindo apenas com delivery, os supermercados registraram aumento nas vendas de vinhos nesse 1° semestre. Entre fevereiro e maio deste ano, o crescimento foi de 50% nas regiões Sul e Sudeste, e de 35% nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Festival Vinhos de Portugal - descubra um mundo de diferenças
Nesse ritmo, a Associação de Produtores de Vinhos de Portugal promoverá de 23 de outubro à 1° de novembro, o festival de vinhos em supermercados de todo o Brasil, com a coordenação de Carlos Cabral, consultor de vinhos, um dos maiores conhecedores do País, coordenando treinamentos ministrados por diversos especialistas de vinhos. Será uma grande ação de estratégia e marketing, na qual Portugal investe meio milhão de euros no Brasil, nas redes supermercadistas, exclusivamente.
É um grande desafio, e segundo o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, o objetivo é ampliar o consumo e o conhecimento sobre os vinhos de Portugal. São mais de 1.000 rótulos de 14 regiões, e mais de 250 tipos de uvas. “O brasileiro tem buscado cepas que não conhece, novas regiões, localidades e perfis de vinhos. Portugal tem essa variedade para oferecer e é exatamente para atender a desejos dos brasileiros que estamos investindo na realização do Festival mesmo em um período tão atípico”, completa.
A ampla e inédita ação será focada no varejo e a entidade que representa os vinhos portugueses estabeleceu uma parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, que irá ativar seus 96 mil estabelecimentos associados, para, no período, ampliarem a oferta de vinhos portugueses em suas prateleiras.
Hoje, o setor de supermercados representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e foi responsável, em 2019, por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no País. É um segmento que a cada dia está mais presente no cotidiano do brasileiro, principalmente os novos consumidores, que aprendem adquirindo vinhos em promoção e com o tempo vão exigindo outros vinhos, mais elaborados, com mais prestígio e mais caros.
E Marcio Milan, superintendente da ABRAS, afirma: “O vinho agrega uma imagem positiva ao supermercado, é um diferencial. Ele tem alto valor agregado, o que é um fator positivo no faturamento. Além disso, é o produto ideal para promover vendas casadas com queijos, pães e frios, por exemplo”.
Durante o festival, mais de 1.500 novos vinhos serão apresentados por quase 200 vinícolas, que além de oferecer suas já tradicionais marcas, apresentarão novidades, fruto de grandes investimentos nas áreas agrícolas, com a implantação de novos vinhedos e tecnologia, e os mais modernos equipamentos da enologia. Os Vinhos de Portugal também fornecerão suporte e informações para importadoras e supermercados interessados em importar estes novos rótulos para o mercado brasileiro.
Portugal oferece uma gama de vinhos extraordinária, devido a imensa variedade de castas autóctones (uvas nativas). Entre brancos, rosados, tintos, espumantes, fortificados, secos ou doces, Portugal é um verdadeiro oásis vínico. Que o festival cative mais e mais amantes do vinho. Sucesso!
Até a próxima taça!