Santé! Inaugurada em 31 de maio de 2016 pelo presidente François Holland, La Cité du Vin, (http://www.laciteduvin.com) A Cidade do Vinho, em português, abriga o maior centro cultural e turístico em torno do vinho. O complexo está às margens do rio Garonne, em Bordeaux, considerada a capital do vinho francês e declarada em 2007 patrimônio da humanidade pela Unesco.
Aberta ao público no dia 1º de junho La Cité du Vin já é conhecida como a Disneylândia dos apreciadores da bebida de Baco. Aliás, a obra é um sonho concretizado do prefeito da cidade, Alain Juppé, que há 20 anos já dizia que esse seria o Guggenheim do vinho.
É o maior e mais completo museu de vinho do mundo. O mais impressionante é a sua arquitetura futurista projetada por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, do estúdio parisiense XTU. Eles criaram um local cheio de símbolos e referências ao vinho. Avista-se ao longe suas formas e curvas ousadas, que remetem ao movimento do vinho numa taça ou num decanter, eu particularmente vejo o vinho num decanter. Um contraste que impacta é o entorno ao museu. Casas e construções antigas do século 18 e 19, se mesclam numa contraposição que demonstra a evolução da harmonização urbana, um espetáculo! Entre o projeto e a construção foram 8 anos a um custo de 81 milhões de euros.
São 13 mil m² distribuídos em 10 andares. Neles, diversas sessões abrangem a história do vinho no mundo em todas as épocas, culturas e civilizações desde 6 mil anos antes de Cristo até hoje. A Cidade do Vinho proporciona aos visitantes encantarem-se com toda a trajetória do vinho através dos tempos com uma abordagem envolvente e sensorial.
A sua arquitetura arredondada transforma a experiência do enoturista em um movimento contínuo, circular, fluído, como se estivesse em constante movimento, como o líquido na taça. E é essa a ideia! Incrível!
Uma adega com 1.400 garrafas está à disposição no Bar au Vin Latitude 20. Vinhos de 70 países, incluindo o mais inesperado, como vinhos da Síria, Etiópia, Namíbia, Peru, Bali ou Tahiti. Bem, para quem vai visitar essa maravilha pela primeira vez, nada como degustar um bordalês, esses outros ficariam para uma próxima, certamente. A equipe de sommeliers, da qual faz parte Andreas Larsson - Melhor Sommelier do Mundo em 2007 e também sob a consultoria de Michel Rolland - renomado enólogo, está preparada para oferecer grandes rótulos com excelente custo/prazer para os enófilos visitantes.
O local tem como embaixador, nada menos que Robert Parker, o crítico de vinhos americano mais famoso de todos os tempos.
Dentre as muitas atrações, a última etapa da viagem enoturística pode ser o Gazebo. A 35 metros de altura, você terá uma panorâmica de 360º da cidade de Bordeaux, uma visão única acompanhada de uma taça de vinho já paga no ingresso que custa 20 euros e ainda dá direito a um auto guia que vem em 8 idiomas, menos português, então prepare seu francês, inglês, espanhol e etc., vale o empenho.
No meu site http://www.enoamigos.com.br// você pode ver todas as fotos do local.
Marque esse destino na sua próxima viagem.
Até a próxima taça.
momentodivino@atribuna.com.br
AGENDA
14/02 (3ª f) das 17h30 às 21h30 Wine Tasting de brancos e rosés no Laticínios Marcelo. Info e reservas pelo tel. 13 32341861
09/03 Wine Tasting Porto & Douro, no Intercontinental Hotel em São Paulo. Produção EV-Essência do Vinho, organização Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, PT. Cadastro no site - http://cadastro.portodourointernationaltasting.com