Santé!
José Carlos Santanita, sommelier e chef português, vem se superando a cada ano na organização da já conhecida Caravana dos Vinhos do Tejo no Brasil e reuniu, mais uma vez, profissionais e enófilos no Consulado Geral de Portugal, em São Paulo.
A Grande Prova dos Vinhos do Tejo contou com a consultoria do recém-eleito melhor sommelier do Brasil, agora bicampeão, Diego Arrebola, que discorreu sobre a região do Tejo, enquanto quinze produtores demonstravam seus rótulos.
A região do Tejo, antes denominada Ribatejo, está localizada no coração de Portugal e seu terroir se privilegia da influência direta do Tejo, o maior rio português. São três as sub-regiões vitivinícolas: Bairro, com solos argilo-calcáreos e xistosos; Campo, com solos férteis às margens do rio e Charneca de solos arenosos e produtivos. As castas predominantes, dentre centenas de autóctones (uvas nativas do local), são as brancas: Fernão Pires (também conhecida como Maria Gomes), Arinto, Alvarinho, Verdelho, Sauvignon Blanc e Chardonnay. As tintas são: Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão (Periquita), Aragonez (Tinta Roriz ou Tempranillo), Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Alicante Bouschet.
Fiquei encantada com os diversos rosés da mostra e pude comprovar sua qualidade, alguns até driblando os rosés da Provence tão tradicionalmente conhecidos, confira no provei e indico.
Destaque de brancos
Quinta da Alorna Arinto 2014 e o Alvarinho 2015; Casa Cadaval Tuísca espumante Bruto 2013 de Pinot Noir e Casa Cadaval Padre Pedro Reserva 2014 Arinto-Viognier; Casal da Coelheira 2015, blend Fernão Pires, Arinto e Verdelho; Casal do Conde 2015, blend Arinto e S. Blanc; Encosta do Sobral 2014 Chardonnay
Destaque de tintos
Quinta da Badula Reserva 2010 e o 2012, ambos blends de T. Nacional, Syrah e Alicante Bouchet; Pinhal da Torre Vinha do Alveque 2013; Enoport Quinta São Jão Batista 2010 Touriga Nacional; Adega do Cartaxo Bridão Clássico 2012 Touriga Nacional, Castelão,Tinta Roriz e Trincadeira; Batoréu Batoréus Selection 2014 Alicante Boushet e Syrah; Casa Cadaval Trincadeira Preta 2012, a melhor expressão da casta, vinhaço! Cia. de Lezírias Tyto Alba 1836 safra 2012 Alicante Bouschet, uma joia do enólogo Bernardo Cabral.
Além da Grande Prova participei de um autêntico almoço do Tejo. Exclusivamente de Santarém, veio o chef português Rodrigo Castelo, para cozinhar pratos regionais e tradicionais ribatejanos, constantes no menu da sua Taberna Ó Balcão. Rodrigo foi recebido no Alma Cozinha onde contou com a colaboração e dedicação do chef proprietário Ivan Achar e ainda do também chef José Santanita. Aliás, a enogastronomia foi sucesso total na tarde que foi portuguesa com certeza!
Produtores expositores:
Adega Cooperativa do Cartaxo www.adegacartaxo.pt
Agro Batoréu www.batoreu.com
Casal Branco http://casalbranco.com
Casa Cadaval www.casacadaval.pt
Casal da Coelheira www.casaldacoelheira.pt
Casal do Conde http://www.sacasaldoconde.com
Fiuza http://www.fiuzabright.pt
Quinta da Badula http://www.quintadabadula.com
Quinta do Casal Monteiro http://www.casalmonteiro.pt
Quinta da Lapa http://www.quintadalapa-wines.com
Quinta da Alorna http://www.alorna.pt
Pinhal da Torre http://www.pinhaldatorre.com
Encosta do Sobral www.encostadpsobral.pt
Companhia das Lezírias www.cl.pt
Enoport - United Wines www.enoport.pt
Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br
AGENDA
16/03 às 18h30 na Livraria da Vila no Jk Iguatemi SP, lançamento do livro Gastronômade Brasil Vinhos e Espumantes de Alê Esteves. Info http://www.alessandraesteves.com
21/03 às 16hs no restaurante Pça São Lourenço,SP, lançamento do Guia Descorchados 2016. Info http://revistaadega.uol.com.br
PROVEI E INDICO
Quinta da Badula Rosé 2015
Uva: Touriga Nacional e Syrah
Cor: rosa cereja brilhante, 12,5°GL
Nariz: frutas vermelhas maduras
Boca: seco, acidez muito boa, untuoso, taninos leves e elegantes
R$ 59,90 na Import. Templo do Baco
PROVEI E INDICO
Quinta da Alorna Rosé 2015
Uva: Touriga Nacional
Cor: salmão forte e brilhante, 12,5°GL
Nariz: groselha, framboesa e morango
Boca: seco, fresco, frutado, intenso, final longo
R$ 66,00 Import. Adega Alentejana
PROVEI E INDICO
Companhia das Lezírias - Tyto Alba Rosé 2015
Uva: Touriga Nacional e Merlot
Cor: salmão claro brilhante
Nariz: flores de cerejeira, maça verde e lima
Boca: seco, sedoso, boa acidez, bastante equilibrado
Sem importador