Santé! A Viña Ventisquero, uma das principais vinícolas do Chile, está celebrando 15 colheitas marcadas por sua trajetória vinícola ascendente e vitoriosa, elaborando vinhos com estilo clássico, desenvolvendo rótulos com uvas mediterrâneas e encabeçando projetos ousados e extremos.
Felipe Tosso, enólogo-chefe, é o responsável pela criação de vinhos que remontam ao passado vitivinícola do Chile e por lançar tendências. Ele lidera a equipe enológica, cujo trabalho resulta em vinhos plurais e vanguardistas, e, esteve aqui em São Paulo conduzindo a degustação comemorativa das 15 Colheitas da Viña Ventisquero. Com a organização ímpar da CH2A Comunicação e sob os cuidados e expertise da equipe do Bravin Restaurante, Felipe nos envolveu na deliciosa viagem aos seus vinhos prediletos.
Iniciamos com o vinho da linha de entrada Queulat Single Vineyard, o Sauvignon Blanc 2014 proveniente do Valle de Leyda. A Queulat é uma linha de vinhos gastronômicos, permitindo uma infinidade de harmonizações.
Uva difícil de ser domada, a Pinot Noir do Valle de Casablanca, dá vida ao Herú, que, segundo a lenda, é um duende arisco e que vive se escondendo, mas que protege seu vinhedo. Provamos o Herú 2013, um vinho de alta gama, instigante e que não esconde sua elegância e potência.
A região do Maipo Costa abriga vinhedos da Carménère da linha Grey. Grey é a primeira linha premium da Viña Ventisquero, lançada em 2003 e qualquer semelhança com o personagem do romance de E.L. James deve ser mera coincidência... degustamos o Grey Carménère Single Block 2004 e 2013, perfeitos!
No Valle de Colchagua, especificamente em Apalta, a mescla das uvas mediterrâneas Garnacha, Cariñena e Mataro, nova tendência chilena, forma o Grey GCM. Recomendo especificamente os vinhos da safra de 2014 que estão macios e fáceis de beber.
Também de Apalta, lançado em 2004, o vinho Pangea, foi o primeiro vinho ultrapremium da Ventisquero, marcando a estreia de John Duval, enólogo australiano, numa parceria enológica, criando o Syrah chileno perfeito. Fomos privilegiados com uma mini vertical: 2004, 2007 e 2011.
Na região de Pirque, em Alto Maipo, destaco o Enclave, um blend de Cabernet Sauvignon, Carménère, Petit Verdot e Cabernet Franc. Eis outro grande rótulo elaborado por Felipe e John Duval. Vinho com aroma profundo e sabor completo, cuja semelhança ao estilo Medoc, em Bordeaux, não é mera coincidência. Degustamos o 2011.
Desde 2013 o Deserto do Atacama acolhe uvas para os vinhos Tara, projeto ousado para essas terras áridas, que resultou no Tara White Wine 1 2013, Chardonnay, e no Tara Red Wine 2 2013, um blend de Syrah e Merlot. Vinhos artesanais, sem filtragem e com uma produção mínima.
A Ventisquero vem conquistando o gosto dos brasileiros há uma década. Eu sou fã de seu vasto portfólio que atinge a maioria dos apreciadores do bom vinho. Acompanhe minhas impressões e até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br
AGENDA
28/11 - 10ª Feira de Vinhos Patricia Brentzel das 15h às 21h no Espaço Bibi Gastronomia e Eventos, Rua Jorge Coelho, 98 - Itaim SP. Vendas pelo site www.patriciabrentzel.com.br ou pelo email: contato@patriciabrentzel.com.br
PROVEI E INDICO
Queulat Single Vineyard Sauvignon Blanc 2014, Valle de Leyda
Uva: Sauvignon Blanc
Cor: amarelo palha brilhante com verdeal
Nariz: aspargos frescos, abacaxi, toque floral e mineral
Boca: seco, 13°GL, equilibrado, fresco e persistente
R$ 85,60 na Petit Verdot e Casa Porto
PROVEI E INDICO
PROVEI E INDICO