ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Vinho, folia e carnaval" 13/02/15 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 13-02-2015


Santé!

Carnaval é festa antiga, sagrada e profana, de origem ancestral e polêmica.
Iniciou-se como um festejo popular proveniente de ritos e costumes pagãos e suas características eram a liberdade de expressão, a mistura de classes e o movimento.

Dados históricos dizem que o Carnaval começou no antigo Egito, em comemoração à festa de Osíris, seu deus do vinho. Nesta, o deus era homenageado pelo recuo das águas do Nilo e pela fertilidade da terra na primavera.

Festas semelhantes aconteceram na Grécia, onde se reverenciava o deus do vinho Dionísio, e depois em Roma, o deus Baco, também era festejado iniciando-se os bacanais.

A origem da palavra "carnaval" pode ter vindo tanto do latim carnem leváre (abstenção de carne) quanto do milanês carnelevale (carne, adeus), evoluindo gradativamente em passagem por vários dialetos e fixando-se no italiano carnevale.

Era uma festa mundana. O povo se fantasiava, bebia muito vinho, embriagava-se, e não havia limites. Imaginem a loucura! A sociedade elitista e preconceituosa não a aceitava. Entretanto com o tempo o carnaval foi evoluindo e passou até a ser considerado pela igreja Católica, em 590 d. C. incluindo a comemoração na véspera da quarta-feira de cinzas e ao jejum de carne na Quaresma.

A mitologia diz que Dionísio, filho de Zeus e Sêmele, era cultuado como deus do vinho, das festas e do êxtase. Dionísio teria ensinado o povo a cultivar as uvas e produzir o vinho.

Na Grécia, acreditava-se que Dionísio morria à cada colheita, ou seja, pisando-se as uvas, sacrificava-se o deus. O suco era guardado até o fim do inverno, quando, então o deus Dionísio, renascia em forma de vinho. Morte e ressurreição significava renascimento da natureza e fertilidade da terra, e o fato devia ser comemorado. E o povo extasiava-se com uma alegria inebriante.

Também há outra versão, em que a palavra pode derivar da expressão latina carrus navalis (carro naval), em referência à carreta em forma de navio usada em festas populares na Roma antiga.

Enfim, o carnaval é festejado nos dias de hoje em vários países, como França, Itália, Portugal, Espanha, Suiça, Alemanha, Eslovênia, Austrália, Japão, Canadá, República Dominicana, Colômbia, Equador, Estados Unidos e claro Brasil, indubitavelmente o melhor carnaval do mundo. Nossa folia alia gente de todas as classes sociais, irreverência, brincadeiras, criatividade, sensualidade e muito samba.

Eu gosto de apreciar o carnaval com um espumante bem geladinho, moscatel, demi-sec, brut ou rosé, ou até um champanhe! Mas cuidado! Moderação sempre! O vinho nos anima, dá alegria, liberdade, e também nos embriaga. Água, muita água, é a saída.

Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br


AGENDA

24/02 (terça-feira) - às 15h30 - Grande Prova Anual de Vinhos do Tejo no Brasil, em SP. Serão 14 produtores, no Consulado Geral de Portugal. Inf. tel (11) 32947156 e mail: caravanadosvinhosdotejo@winesenses.com.br




PROVEI E INDICO

Marques de Tomares - Cava Don Román Brut, Penedès, Cataluña, ES
Uva: Macabeo, Parellada e Xarel.lo
Cor: palha com reflexos dourados, perlage delicado e persistente
Nariz: mel, amêndoas, pão
Boca: seco, corpo médio, acidez equilibrada com final longo e agradável
Casa Flora Import. Preço R$49,90 Marcelo Laticínios
http://www.casaflora.com.br



PROVEI E INDICO

Veuve du Vernay Brut, Bourgogne, FR
Uva: 40% Colombard, 40% Sauvignon Blanc e 20% Chardonnay
Cor: palha, brilhante, perlage fina e persistente
Nariz: frutas brancas cítricas, amêndoas com que floral
Boca: seco, corpo leve com boa acidez, cremoso com final longo e refrescante
Casa Flora Import. Preço: R$47,90 Marcelo Laticínios
http://www.casaflora.com.br 

.:: • © Copyright 2007 - 2024, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy